NOTÍCIA: O fim da TV por Assinatura como a conhecemos 27/09/13

Todos nós já escutamos as previsões quase apocalípticas sobre o fim da TV por assinatura. Mas por que esse assunto está tão a tona hoje em dia? A resposta é simples, a Internet. O mesmo aconteceu com o rádio. Porém, a internet já está na casa das pessoas há muitos anos, por que só agora ela impõe um perigo a forma de como funciona a TV por assinatura tradicional?
TV por assinatura
Como sabemos, tudo que é novo, se lançado no momento errado, não dá certo. É o que vemos com serviços ou produtos que fracassaram miseravelmente no passado mas voltam hoje com força total. É o que acontece com streaming de conteúdo pela internet.
Serviços como Hulu e Netflix estão cada vez mais conquistando espaço no mercado de entretenimento. A Netflix por exemplo já tem mais assinantes nos Estados Unidos do que a HBO. Enquanto o Hulu possuía 4 milhões de assinantes até o começo desse ano, a Netflix superava 30 milhões apenas nos Estados Unidos.
Serviços como esse já são praticáveis no Brasil pois a internet não é aquele terror de antigamente, com conexões de baixíssimas velocidades e alta instabilidade. Até mesmo porque os vídeo hoje em dia podem ser transmitidos com uma qualidade muito boa de imagem por um tamanho pequeno, graças aos novos tipos de compressão. Outro ponto muito interessante, e talvez o maior, é o preço. Qualquer um pode assinar o Netflix por uma mensalidade inferior a R$20,00.
Netflix
Netflix
Por outro lado, serviços como o da Netflix não contam com um acervo tão grande de material dublado/legendado. Porém, isso é apenas questão de tempo, sendo que nos Estados Unidos o conteúdo é praticamente infinito.
Não podemos também deixar de lado o poder que as operadoras tem. Serviços de conteúdo online geram uma concorrência que a TV por assinatura tradicional simplesmente não consegue bater de frente. Por isso, as próprias operadoras já se uniram para combater especificamente o Netflix, entrando com processos afirmando concorrência desleal e pedindo entre outras coisas, um taxamento maior do serviço. Ou seja, a Netflix quer dar um preço BASTANTE bacana para você mas as operadoras querem impedir isso a todo custo, pois sabem que seus serviços além de MUITO mais caros, não conseguem concorrer com a Netflix.
A verdade é que vivemos em uma nova geração que quer o que quer na hora que quer. As operadoras entendem isso e tentam de adaptar com os serviços On-Demand, o mesmo ocorre com canais que disponibilizam conteúdo ao-vivo ou não por internet.
De fato a assinatura de TV vem crescendo cada vez mais no Brasil. Porém, isso é um reflexo da economia do país, com diversos novos setores da população tendo acesso a esse tipo de serviço que sempre quis mas nunca pode ter. Então é claro que agora irão usufruir disso. Mas isso se dá apenas pelo fetchismo consumista e o desconhecimento de outros serviços. Ou talvez a ausência de internet.
Serviços como o Netflix ainda não são muito conhecidos no Brasil, mas onde é, já se provou como concorrente direto da forma tradicional de como é transmitido conteúdo. Pesquisas recentes mostram que a TV perdeu seu espaço de aparelho de maior valor para o dono na casa. Antes, onde ocupava esse lugar com uma boa margem, perde agora para o computador. Além disso, perdeu também seu lugar de maior fonte de entretenimento, e bastante.
Na TV por assinatura, pagamos preços muitas vezes injustos por um serviço que nos da propagandas em excesso, dita o horário e o conteúdo e muitas vezes não funciona. Já os servidores de entretimento online, te dão a possibilidade de assistir o que quiser, quando quiser e sem nenhuma pausa.
As novas tecnologias também contribuem muito para essa revolução. Novas pesquisas mostram que o uso de tablets no Netflix triplicaram em apenas um ano e de smartphones dobraram.
A Google por sua vez lançou o chamado Chromecast. Ele se parece com um pendrive, mas no lugar do USB, temos uma entrada HDMI. Basta ligar o aparelho na sua TV que você poderá transmitir conteúdo de seu tablet, notebook ou smartphone diretamente para sua TV com uma facilidade e praticidade incrível. É verdade que essa não é uma ideia revolucionaria, mas veio na hora certa por um preço bem bacana.
Chromecast
Chromecast
Ainda falando da Netflix, ela cresceu tanto nos últimos tempos que começou a produzir conteúdo próprio, seja com séries originais ou continuações de outras abandonadas. Um de seus maiores sucessos é a série “House of Cards” que teve uma produção milionária e já ganhou diversos prêmios.
Podem ter certeza que o número de assinaturas de TV por assinatura ainda vai crescer muito no Brasil, mas não para sempre. Esse formato não é o ideal e as operadoras não estão fazendo o suficiente para se adaptarem ao mundo em que vivemos. Não é sem motivo que o número de assinaturas do Netflix cresce a cada dia.
Apesar de estarmos falando tanto do Netflix, isso não quer dizer que ela seja a responsável pelo possível fim da TV paga tradicional. O modo de viver e como vemos o mundo é o responsável. Vivemos na era da tecnologia e comunicação instantânea. Basta alguns segundos para descobrir a resposta para qualquer duvida no Google. Quer ouvir uma música? Para que esperar ela tocar no rádio sendo que basta procura-la no Youtube? Sendo assim, ter que engolir todas as limitações da TV por assinatura simplesmente não encaixa nos dias modernos. Além disso, com certeza teremos novos serviços parecidos ao Netflix no futuro, talvez melhores ainda. Só estamos falando tanto dele agora por ser o maior nome no momento.
É claro que sempre teremos aqueles que querem apenas sentar no sofá, ligar a TV e engolir qualquer porcaria que esteja passando, afinal, vivemos no Brasil. Isso sem falar do prazer que as pessoas tem de passar infinitamente de um canal para outro. Mas acredito que isso com o tempo vai diminuir.
No fim, ficamos com a pergunta: Se podemos assistir o que quisermos, na hora que quisermos e sem nenhuma interrupção, por que pagar tão caro por algo que nos dá exatamente o contrário?

Fonte: Exorbeo
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Postar um comentário